quarta-feira, 28 de julho de 2010

As leis da atração sexual


A atração física pode ser um assunto muito velho, mas apenas agora estudos estão sendo capazes de explicar a ciência por trás do “sex appeal”. Fatores inesperados – como tom de voz e odores corporais – podem ter um papel mais importante na sua escolha do que você pensava.

Karl Grammer e Elizabeth Oberzaucher estão coordenando as pesquisas sobre como os “aromas humanos” influenciam a atração sexual. Eles descobriram que, quando uma mulher está ovulando, ela produz copulina, uma substância que exala um odor que atrairia homens.

Os pesquisadores acreditam que, quando um homem inala copulina, seu nível de testosterona aumenta. Como “efeito colateral” seus poros secretam androsterona – uma substância cujo cheiro repele mulheres que não estão ovulando.

Como Oprah Winfrey declarou em seu programa, “bares e clubes noturnos ao redor do mundo são campos de batalha dessa guerra bioquímica”.

A terapeuta sexual Laura Berman afirma que a atração tem muito mais a ver com a evolução e com a ciência do que as pessoas pensam. De acordo com ela, somos capazes de, conscientemente, discernir mais de 10 mil aromas diferentes. Mas, inconscientemente, percebemos muito mais cheiros.

Esses odores fazem com que os homens saibam quando uma mulher está em seu período fértil e fazem as mulheres saberem os níveis de testosterona dos homens. Como resultado, as pessoas sabem qual é o período certo para a procriação, mesmo que inconscientemente. “A maior questão é a sobrevivência da espécie” declara Berman.

Um dos comentários que Berman mais ouve de suas pacientes é a de que elas amam seus namorados, mas eles não as amam. Ela lembra que há uma diferença entre amor e química. A dica dela para perceber a química é dar uma “fungada” no rapaz quando ele saiu do banho, mas está sem colônia ou perfume. Se esse cheiro a excitar, é a química funcionando.

Outro fator inesperado que foi recentemente descoberto é que mulheres que tomam anticoncepcionais são mais atraídas por homens com problemas de fertilidade. O nível de infidelidade entre esses casais também é maior.

Mais uma das surpresas foi que o tom de voz também influi na atração sexual. De acordo com Gordon Gallup, professor da Universidade Estadual de Nova York, em Albany, quando as mulheres estão em período fértil, suas vozes são consideradas mais atraentes pelos homens.

A ovulação também pode tornar as mulheres mais bonitas. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Aberdeen, na Escócia, homens acharam determinadas mulheres mais atraentes quanto elas estavam ovulando.

A simetria também tem um papel importante na hora de “decidir” se o rosto de uma pessoa é atraente ou não. A média das pessoas “normais” fica entre 4 e 6, em uma escala de 10. Angelina Jolie tem 7.6, uma nota considerada muito alta. Mas o campeão é seu marido, Brad Pitt, com o incrível score de 9.3.

No entanto, nem tudo que envolve a difícil tarefa de encontrar um parceiro é um processo biológico. Foi comprovado que, quando mulheres não sabem nada sobre um homem e são apresentadas a sua foto a nota que elas dão para seu rosto é uma. Quando elas são informadas sobre a renda da pessoa, e se o salário é bom, a nota tende a ficar maior.
Berman afirma que não é porque mulheres são interesseiras.

“Procuramos o mais apto a cuidar dos filhos. E isso ocorre tanto na genética quanto no status social e econômico. Isso vem de motivos evolutivos. Antes procurávamos quem era o melhor caçador, pois ele traria o maior pedaço de carne para casa. E é a mesma coisa hoje. Procuramos quem tenha capacidade de sustentar uma família” explica.

O cheiro, o tom de voz e a simetria do rosto são maneiras de se encontrar um parceiro. Mas quando você já o encontrou, como saber se o relacionamento irá funcionar?

De acordo com Berman, a melhor maneira de se aprender sobre isso é com o beijo. “Cerca de 60% das mulheres afirmam que dispensariam um cara se seu primeiro beijo fosse ruim”. E, segundo ela, a quantidade de beijos trocados é um sinal de felicidade no relacionamento. “Casais que trocam carinhos e se beijam frequentemente tem chances oito vezes menores de ficarem deprimidos ou estressados. Vocês precisam ter um mínimo de dez segundos de beijos por dia” explica. [CNN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário